CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

Artigos

Vantagens e Desvantagens da TV LCD


LCD

A TV de LCD não se resume somente a uma TV mais fina e com imagem maior. Ela tem outras vantagens e desvantagens em relação à TV convencional, também conhecidas como tubo. Por isto é melhor analisar estes pontos para então escolher o melhor tipo de TV.

Com a queda dos preços das TVs LCD nos últimos anos, a venda deste modelo de TV tem crescido muito. Para se ter uma idéia, segundo a Folha de São Paulo, em 2008 aproximadamente 102,2 milhões de unidades foram vendidas em todo o mundo. Por causa disso, a TV de LCD passou a ser um dos principais sonhos de consumo dos brasileiros.


Vantagens:


A TV LCD possui uma melhor definição de imagem do que os televisores convencionais, isto porque enquanto ela possui 1080 linhas (sendo FULL HD), uma TV convencional normalmente conta com apenas 480 linhas. Por isto a LCD fornece uma imagem maior e com maiores detalhes, dependendo logicamente da fonte transmissora do sinal (BluRay, canais com transmissão digital, etc).

E para quem não possui muito espaço no ambiente, a LCD se torna uma opção mais favorável por ser fina e ter um peso menor, dando até a opção de ser fixada na parede, sem o uso de prateleiras ou estantes. E por causa da iluminação traseira, o televisor LCD é ideal para qualquer tipo de ambiente. Também são mais econômicas porque gastam menos energia que uma TV convencional de tamanho proporcional e emitem menos radiação que as TVs convencionais, cansando menos a vista (seus olhos agradecem!).

Em questão da proporção da tela, enquanto a grande maioria das TVs possui tela na proporção tradicional 4:3, a grande maioria das TVs LCD possui o formato 16:9, popularmente conhecido como Widescreen. E agora como os filmes em DVD/bluray estão sendo lançados no formato widescreen, neste formato de TV não se perde nada da imagem, ao contrário das telas 4:3, que sempre acabam perdendo as laterais das imagens. Para entender melhor, a LG divulgou a diferença entre as proporções utilizando imagens:


imagem wide

Imagem no formato 16:9 (widescreen)

imagem 4:3

Imagem na proporção 4:3 extendido (tv convencional). A parte mais clara mostra o quanto da imagem é perdida

imagem wide em proporção 4:3

Imagem em widescreen numa TV em proporção 4:3. As bordas pretas servem para compensar a proporção da imagem. Muito comum ao passar DVD em TVs 4:3

Desvantagens:


Mesmo com a queda no preço, as TVs de LCD ainda podem custar até 4x mais do que uma TV convencional. E não é só na hora da compra que você terá que gastar mais, por causa da tecnologia envolvida na fabricação das TVs LCD, não é qualquer assistência técnica que está capacitada para arrumar a TV em caso de problemas ? que são difíceis de acontecer, porém é bom estar preparado para qualquer eventualidade, certo?

E o gasto continua com os “periféricos”, não basta somente uma TV com a possibilidade de exibir imagens de maior qualidade. Para usufruir esta vantagem é necessário possuir um player BluRay, assinar um serviço de tv a cabo em alta definição ou comprar um conversor de TV digital. Mas já é possível perceber uma boa melhoria na imagem com um DVD ou com um vídeogame.

Agora mudando de gastos para performance, a TV LCD tem o problema do “efeito fantasma” também conhecido como “arrasto” , onde em algumas cenas mais movimentadas (principalmente em cenas de ação),fica uma espécie de sombra durante o movimento. Para evitar isso é só optar por modelos com menor tempo de resposta (abaixo de 15ms é o ideal).

Exemplo de ângulo de visão TV LCD

E por causa da iluminação da tela, o preto das TVs de LCDs não é tão preto assim, puxando para o acinzentado e prejudicando a qualidade da imagem. Para evitar isto também é simples, opte por modelos com o maior contraste possível (acima de 20.000:1 já é bom).

E alguns modelos de TV LCD possuem um menor ângulo de visão. Para testar isto, basta simplesmente tentar assistir a TV meio “lateralmente”. Modelos mais antigos possuem uma visão lateral reduzida.