CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

Artigos

Qual o tamanho ideal para minha TV LCD?


Depois de decidir entre qual tipo de televisão você irá comprar (convencional, LCD ou plasma), a próxima pergunta a ser respondida é: “qual o tamanho devo comprar?”.

Normalmente, a primeira resposta que vem na cabeça é “a maior possível”. Isso até fazia algum sentido quando só existiam TVs CTR (convencionais) e raramente encontravam-se telas maiores do que “trinta e tantas” polegadas à venda. Mas, atualmente, com TVs de plasma e LCD em todas as lojas, de todos os tamanhos possíveis e imaginários e com definições superiores as antigas TVs, nem sempre a maior tela significa maior conforto.

Tamanho importa, sim!


Cinema

Geralmente as pessoas acham que, no que se refere ao tamanho das telas de TV, quanto maior melhor, mas isso só é verdade até certo ponto. Uma TV grande em uma sala pequena parecerá inconveniente e pode ser desconfortável assisti-la. É o conhecido efeito “sentar na fila da frente no cinema”: além de ter o desconforto de ficar olhando para cima, você praticamente não consegue prestar atenção na tela inteira. Os nossos olhos nos permitem ter um campo visual bem grande, mas só prestamos atenção em uma pequena parte da imagem - captada pela região chamada fóvea - que é a parte mais central da imagem que seu cérebro forma. Para perceber isso, basta olhar para qualquer coisa! Sempre que você quer prestar atenção em alguma coisa, você vira a cabeça ou os olhos de modo que a parte mais importante sempre fica no centro.

Por outro lado, uma TV muito pequena o forçará a apertar os olhos para enxergar detalhes e vai dificultar sua percepção do que estiver assistindo. É o inverso do que ocorre quando você se senta na frente do computador, onde o monitor fica bem na frente do usuário porque quanto mais longe você fica, mais detalhes você perde.

Tomar a decisão correta sobre o tamanho é o primeiro passo ao se comprar uma TV.

O tamanho ideal


As TVs variam de 5 a 64 polegadas (TVs maiores já são produzidas, mas não em escala comercial), que é a medida da diagonal da tela da TV. Essa medida é um bom parâmetro para decidir que tamanho de TV o ambiente comporta.

Para quem não sabe o tamanho em polegadas fornecido pelo fabricante equivale à distância diagonal das telas. Como a tela widescreen tem a proporção 16:9, você pode usar a Teoria de Pitágoras para encontrar a altura ou usar a boa e velha fita métrica quando for à loja!

tamanho x altura

Cálculos


Existem algumas fórmulas conhecidas que pretendem determinar o tamanho ideal da tela da sua TV com base na distância entre seu sofá e o televisor - em outras palavras, em função do tamanho de sua sala, quarto ou escritório.

Uma delas coloca diferentes cálculos para os diferentes padrões de imagem: NTSC/PAL e alta definição. Segundo esse raciocínio, no caso de NTSC/PAL, você deverá dividir a distância em centímetros entre o usuário e a tela por 5 ou 6. Esse resultado dará a medida ideal da altura da tela em centímetros.

No caso de televisores High-Definition, devido à melhor definição desse formato, a distância (também em centímetros) deverá ser dividida por 3 ou 4, para determinar a altura da tela (em centímetros).

Essa conta serve não só para que se evite uma TV muito pequena, de modo que se force a vista para enxergar, mas também para que não se compre um aparelho de tela excessivamente grande para uma pequena distância - caindo-se em algo que saia do campo de visão e que obrigue quem assistir à programação, a ter de movimentar a cabeça para acompanhar o que acontece na telona.

A conta parece simples, não fosse o fato de as TV serem vendidas em polegadas (1" equivale à aproximadamente 2,54cm) e tal medida corresponde à medida da diagonal da tela e não à altura ou à largura. E mais: não há uma correspondência fixa e direta entre a altura do televisor em centímetros e a diagonal em polegadas. Isso porque a proporção entre a altura e a largura da tela varia de modelo para modelo, ainda mais com a introdução dos modelos com tela wide.

Assim, você terá que checar essa medida em um aparelho que pretende adquirir para ver se está dentro do raciocínio dessa fórmula. O que não se trata de uma tarefa trabalhosa, afinal qualquer site de comércio de eletrônicos ou do fabricante do equipamento fornece essa informação junto às especificações técnicas do produto.

Na prática


Vamos dar um exemplo concreto: sua família se senta, na sala, a uma distância de 1,8 metros da tela, o que equivale a 180 cm. Assim, se você vai comprar uma TV em alta definição, a medida da altura do aparelho deve ficar em algo em torno de 45 a 60 cm (180 dividido por 3 ou por 4).

Uma TV LCD de 40 polegadas, por exemplo, pode variar em torno de 60 a 68 cm na medida de sua altura. Por isso que se diz que não há uma correspondência fixa entre a altura em centímetros e a diagonal em polegadas.

Porém lembre-se: essa não é uma regra fixa e absoluta. Mas pode ajudá-lo a não se iludir com telas enormes, assim como a poupar sua vista de um esforço desnecessário.

Outra forma mais prática, divulgada pela LG, é mais simples e calcula a distância mínima e máxima através da altura da tela:

Distância mínima= 2,0 x altura da tela

Distância máxima = 2,5 x altura da tela

distância mínima e máxima de uma TV

Usando a fórmula, dá para se ter uma idéia da distância ideal para a TV. Essa distância pode variar de acordo com a definição da imagem (quanto melhor, mais perto).

Já outros especialistas recomendam para um total aproveitamento (boa imagem, menos cansaço visual etc) a seguinte tabela:


Distância do aparelho ( em Metros)    Tamanho da Tela  (em Polegadas)

1,1---------------------------------------------------------14

1,6---------------------------------------------------------20

2,3---------------------------------------------------------29

2,6---------------------------------------------------------33

3,2---------------------------------------------------------40

O cálculo usa o coeficiente de 7.62. Ou seja, meça a distancia de seu sofá até o televisor e divida por 7.62.

Ex: Distância do sofá para tela: 2.4 metros
2400 cm divididos por 7.62 = 31

ou seja, uma TV de 32 polegadas

Obviamente, esses números podem variar de acordo com o que você vai assistir. Assistir uma programação de TV aberta (baixa definição) de perto não tem tanta graça. Portanto, além da fórmula, vale a pena dar uma passadinha na loja antes de comprar a TV. Muitas delas possuem especialistas na montagem de home theatre e, caso você leve as medidas do local em que ficará a TV, este profissional poderá indicar o melhor modelo para seu caso, além permitir um “test drive” da sua futura TV no local de exposição.