CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

Artigos

E a TV de plasma?

No Brasil, as TVs de LCD são mais populares que as de plasma ? tanto que nem todos os fabricantes disponibilizam a segunda alternativa. Cesar Trajano Rodrigues, gerente de compras de eletrônicos do Magazine Luiza, acredita que a preferência pelo LCD pode estar ligada a um paradigma inicial, de que o plasma possuía tempo de vida curto e tinha um consumo de energia elevado. ?Essa ideia pode ter assustado um pouco o consumidor brasileiro, tornando o plasma até hoje um ?vilão? nas vendas de TVs?, disse ao G1.

Já Daniela Hashizume, da Samsung, afirma que a maior popularidade da LCD pode estar associada ao tamanho dos televisores. ?Há muitos tamanhos disponíveis com a tecnologia LCD: elas vão de 22 polegadas a 55 polegadas. Já as TVs de plasma surgem a partir de 42 polegadas, que não cabem em todas as casas nem são acessíveis para todos os bolsos?, diz a gerente de produtos da área de TV.

No Brasil, o preço do modelo de plasma pode ser mais vantajoso, porém existem menos alternativas disponíveis no mercado. Ainda entre as vantagens desse modelo, os especialistas dizem que a TV de plasma tem melhor qualidade e maior ângulo de visualização (fica mais fácil assistir à TV quando se está ao lado dela) que o LCD.

Por outro lado, o plasma tende a refletir mais luz: sendo assim, é menos aconselhada para ambientes claros. Uma desvantagem citada com frequência quando se trata desse modelo é o consumo de energia, que diminuiu com o desenvolvimento da tecnologia, mas ainda é superior ao das TVs de LCD.