CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

CURSO DE MANUTENÇÃO E CONSERTO DE TV LCD

Artigos

Características

A TV de LCD (tela de cristal líquido) está dentro da categoria dos aparelhos de alta definição, da qual também fazem parte as TVs de plasma e, mais recentemente, os modelos LED. As imagens nos aparelhos modernos são bem mais detalhadas do que aquelas exibidas no modelo analógico (a tradicional TV de tubo).

O formato da transmissão para esse tipo de aparelho é de 16:9, assim como no cinema, contra 4:3 dos televisores antigos. Isso aumenta o campo de visão do telespectador e exige imagens em alta definição. Se um canal não estiver no formato digital, mas sim analógico (menos qualidade), é possível que duas faixas pretas apareçam nas laterais da tela ? ao tentar evitá-las, o dono da TV pode acabar distorcendo a imagem.

As TVs LCD também apresentam melhorias em relação ao som: algumas possuem alto-falantes para sons agudos e graves, além dos alto-falantes tradicionais. Os aparelhos também permitem o uso de sistema de áudio surround 5.1: assim, com a aquisição de um home theater, diferentes tipos de sons serão emitidos em diferentes pontos da sala, reproduzindo ao telespectador um ambiente parecido com aquele exibido na tela.

Para tirar todo proveito dessa tecnologia, as TVs em alta definição precisam de fontes que sigam esse padrão, como aparelhos de Blu-ray e sinal de TV digital (para evitar as faixas pretas laterais). Uma TV LCD está programada para funcionar em média 60 mil horas ou 20 anos, se usada oito horas por dia, segundo fabricantes.